Você Sabe Como Agir Quando Toca Um Alarme de Incêndio?

04/04/2023 | Prevenção | « Voltar

Pense na seguinte situação: você está em um shopping e, de repente, soa o alarme de incêndio. No Brasil não há uma política de treinamentos para estes momentos e é comum que as pessoas acreditem que se trata de um teste ou até mesmo de uma falha - mas esteja sempre atento, pois pode ser uma emergência real.

O alarme está soando sem parar - sim, é um incêndio. Você sabe o que fazer? É claro que sair correndo seria a primeira atitude, mas é preciso saber para onde correr. É justamente para tentar esclarecer essas dúvidas que preparamos o post de hoje. 

 

O alarme disparou: e agora?

A primeira ação deve ser manter a calma. Isso pode parecer estranho, mas evitar o pânico vai ajudar a entender o que está acontecendo e permitir que as pessoas tomem as decisões corretas.

O segundo passo é identificar a saída mais próxima e dirigir-se à ela. Se estiver em um lugar público, procure as saídas de emergência sinalizadas. Se estiver em casa - ou apartamento - e for possível, desligue os aparelhos elétricos da tomada. Pegue seus filhos e pets e saia imediatamente do local.

Durante uma emergência de incêndio nunca use o elevador. Desça pelas escadas e se oriente pelas placas de sinalização de saída. Aqui, vale uma explicação. O elevador se torna um ambiente extremamente perigoso durante um incêndio e pode causar diversas situações que colocam a vida em risco: intoxicação por fumaça, que invade o fosso e a cabine; o fogo pode atingir a cabine ou o maquinário e causar panes e falhas nas medidas de segurança.

Além disso, usar os elevadores pode dificultar o trabalho dos bombeiros na busca por vítimas, já que eles não vão conseguir visualizar pessoas que fiquem presas nas cabines. Caso haja uma equipe de bombeiros no local, siga as instruções recebidas à risca e se afaste do local o mais rápido possível.

 

Cuidado com a fumaça.

Entre os grandes riscos durante a fuga de um incêndio está a inalação ou a ingestão da fumaça. Caso a nuvem esteja muito intensa, procure baixar a cabeça e tentar cobrir a região do nariz e da boca, para evitar este contato - e, mais uma vez, busque a saída o mais rápido possível.

A agilidade na hora de fugir de um incêndio é fundamental. Se estiver em um local público ou com mais pessoas - um shopping, um hospital, um estádio ou mesmo um edifício, siga todas as indicações de saída. Se existir Ponto de Encontro, dirija-se ao local, pois é um ponto considerado seguro e é onde vai acontecer a checagem e a conferência das pessoas para avaliar a possível ocorrência de vítimas. 

 

Não seja herói.

Está vendo as chamas e não tem treinamento? Chame os bombeiros imediatamente. não tente acessar a área onde está o incêndio - a falta de treinamento pode gerar mais vítimas ao invés de ajudar no resgate. E também não retorne para o local antes que seja realizada a inspeção completa do prédio e liberação da área.

Gostou das dicas? Esperamos que elas sejam úteis em uma situação de emergência e, é claro, fique à vontade para compartilhar!

 

Compartilhe o conteúdo