Prevenção no Dia a Dia

A melhor forma de combater o fogo é através da prevenção. Para isso, é importante pensar primeiramente nas principais causas de um possível incêndio: falhas na rede elétrica, superaquecimento de aparelhos eletrônicos e negligência humana. Confira em detalhes o que cada uma delas pode causar.

 

Falha na rede elétrica.

Uma das principais causas de incêndios são as falhas nas instalações elétricas, que ocorrem principalmente em prédios e residências antigas. Uma das principais falhas é o curto-circuito, que pode acontecer a qualquer momento, mas outros fatores como falta de manutenção, envelhecimento da rede e sobrecarga também devem ser levados em consideração. Entre as normas de segurança estabelecidas por lei para as instalações prediais estão a conservação e a manutenção das instalações elétricas.

 

Superaquecimento de aparelhos eletrônicos.

O superaquecimento dos equipamentos eletrônicos pode ser causado devido a uma falha interna do equipamento ou por uma sobrecarga da rede que, neste caso, pode ser pelo uso excessivo e negligente de plugues adaptadores (os famosos “T’s” ou benjamins).

 

Negligência humana.

A negligência humana também é responsável por causar muitos incêndios. Falta de manutenção, excesso de confiança e uso indevido no manuseio de objetos e equipamentos são as causas mais comuns de negligências que resultam em um acidente.

 

Prevenção de incêndio em empresas.

Existem muitos detalhes para garantir que uma empresa esteja em dia com os procedimentos de prevenção e combate a incêndios e todas as medidas a serem seguidas são importantes para que não ocorram incidentes. Mas, caso aconteçam, as pessoas precisam estar treinadas ou para combatê-los ou fazer os procedimentos de evacuação.

Para que um incêndio não ocorra, é importante remover de cena um dos três elementos que compõem o chamado “Triângulo do Fogo”: calor, comburente e combustível. Uma dica é dar preferência a utilização de materiais incombustíveis.

Outro passo importante é manter o ambiente organizado.  A organização é sem dúvida muito importante na prevenção. Não coloque materiais inflamáveis próximos a fontes de calor e mantenha os extintores com a inspeção em dia. Também não armazene ou deposite materiais e equipamentos em rotas de fuga e nunca bloqueie saídas de emergência.

Alguns itens são fundamentais para a boa proteção do ambiente: iluminação de emergência de aclaramento, iluminação de emergência de balizamento, rotas de fuga, sistemas de detecção de incêndios e equipamentos de combate como extintores e hidrantes.

Também é preciso que todos os sistemas e equipamentos de prevenção de incêndio estejam em um programa de manutenção preventiva. O roteiro mínimo de manutenção preventiva do sistema de detecção e alarme de incêndio considera que os ensaios funcionais dos acionadores, comandos, repetidores, etc, sejam executados pelo menos a cada três meses. Para os detectores, pelo menos 25% deles devem passar pela manutenção a cada três meses. Em um ano, 100% dos detectores devem ter sido testados. O roteiro completo da manutenção preventiva está descrito no item 10.5 da NBR 17240.

 

Treinamento para colaboradores.

O treinamento de combate a incêndio tem como objetivo primordial a preservação da vida dos funcionários e do patrimônio. O ideal é que todas as empresas treinem todos os colaboradores para que se sintam mais seguros e aptos a atuar à frente de situações de emergência.

De acordo com a NR-23, todas as organizações devem adotar medidas de prevenção de incêndios em conformidade com a legislação estadual e as normas técnicas aplicáveis. Além disso, o empregador deve prover informações para os trabalhadores sobre utilização dos equipamentos de combate ao incêndio; procedimentos de resposta aos cenários de emergências e para evacuação dos locais de trabalho com segurança; dispositivos de alarme existentes.

Especialmente sobre a utilização dos equipamentos e ferramentas de combate ao incêndio, o repasse das informações é obrigatório. Também pode-se definir uma equipe de voluntários que poderão ser treinados para atuarem como socorristas.

As equipes de brigadistas são de extrema importância por serem compostas por pessoas habilitadas para a função. Quando há uma ocorrência, a brigada de incêndio irá atuar para mitigar os prejuízos até a chegada dos bombeiros.

Além de combater as chamas, a brigada de incêndio também é responsável por prevenir incidentes. Os integrantes estão sempre atentos às condições da edificação em relação ao projeto de segurança contra incêndios e também têm como atribuição fiscalizar o funcionamento dos equipamentos.

 

Confira algumas medidas de prevenção que podem ser adotadas no dia a dia:

- Saiba ou deixe exposto o número de telefone de emergências do Corpo de Bombeiros - 193; 

- Respeite os avisos de "PROIBIDO FUMAR"; 

- Não fume na cama. Se cair no sono, há grandes chances de iniciar um incêndio; 

- Certifique-se de que o cigarro está apagado, antes de jogá-lo em lixeiras; 

- Jamais deixe crianças sozinhas em casa; 

- Não faça ligações elétricas improvisadas, nem substitua fusíveis ou disjuntores por meios inadequados como moedas, parafusos, arames etc;

- Evite sobrecarregar tomadas elétricas, principalmente com uso de "plugue adaptador”;

- Ao término da jornada de trabalho, desligue todos os equipamentos elétricos da sua sala, como estufas, ar-condicionado, exaustores, computadores, dentre outros;

- Ao sair para viajar desligue o gás e os disjuntores da rede elétrica da sua casa, mantenha apenas o circuito da geladeira, se necessário;

- Nunca se aproxime do fogo com roupas de origem sintética;

- Fique atento com as panelas, frigideiras ou chaleiras no fogo, bem como ao ferro de passar roupa;

- Tome especial cuidado ao acender velas, de forma que não caiam e iniciem um incêndio. As velas nunca devem ficar próximas de cortinas, em cima da cama, sofá, tapetes, toalhas, ou qualquer material combustível.

 

Compartilhe o conteúdo