Saiba Por Que é Importante Ter em Dia a Manutenção das Luzes de Emergência

12/05/2022 | Prevenção | « Voltar

Ninguém deseja passar por qualquer tipo de situação de emergência, como um incêndio, mas é preciso estar preparado para um incidente deste porte. Uma das medidas necessárias para evitar que um incidente como este se transforme em uma tragédia é ter uma rota de fuga devidamente sinalizada por um sistema de iluminação de emergência. E tão importante quanto sinalizar as saídas, é fazer a manutenção preventiva destas luzes.

luz de emergência é essencial para que a evacuação de pessoas seja feita de forma ordenada e segura. Imagine que, em caso de incêndio, a fumaça obstrua a visão e muitos precisem abandonar o local: é o sinal luminoso que irá mostrar onde fica saída. A iluminação também é importante para o orientar o trabalho das equipes de resgate, como os bombeiros. Além disso, as luzes também orientam em situações menos perigosas, como em casos de falta de energia.

Como são feitas as manutenções preventivas?

Testes e manutenções preventivas são essenciais e garantem o bom funcionamento do sistema e elas são de responsabilidade da empresa onde os equipamentos estão. Porém, se engana quem pensa que este é um trabalho complexo. Na verdade, os testes são simples e qualquer funcionário pode ser treinado para fazer as verificações periodicamente.

No Teste Funcional, todas as luminárias de emergência são testadas. E ele deve ser feito uma vez por mês. Para realizá-lo, basta desligar os dispositivos da alimentação da energia elétrica (disjuntores) e verificar se as luzes de emergência funcionam.

O outro teste é o de Descarga e deve ser executado uma vez a cada três meses. As luminárias são testadas para saber quanto tempo permanecem funcionando e se tem uma operação satisfatória.

A manutenção deve ser periódica. Se as luzes não estão acendendo ou ficam acesas por um tempo menor que o estabelecido pelo fabricante, é porque precisam de algum reparo. Pode-se fazer uma analogia com o estepe de um veículo. Se não for feita a manutenção preventiva, pode acontecer que o pneu reserva não esteja em boas condições quando ele for necessário ou até mesmo furado. 

Questão de segurança.

Muitas perdas em incêndios históricos poderiam ter sido evitadas se as medidas de segurança tivessem sido adotadas.

É o caso do incêndio na Boate Kiss, em 2013, em Santa Maria (RS), que teve pelo menos 24 erros e falhas de segurança apontados em um relatório do Crea-RS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul). Uma delas foi justamente a quantidade inapropriada de luzes de emergência. Muitas vítimas teriam confundido a saída do clube com os banheiros por conta da má sinalização.

Segurimax têm luzes de emergência com certificação internacional.

Agora que você já entende a importância das luzes de emergência e da manutenção desses equipamentos, pode conhecer a linha de Iluminação de Emergência da Segurimax. Trabalhamos com diversas linhas, inclusive com equipamentos que possuem Certificação UL, que é uma forte tendência do segmento no mercado mundial.

Fabricada com tecnologia LED, acende automaticamente na falta de energia elétrica e pode ser utilizada em ambientes internos. O material não é inflamável e tem proteções contra curto-circuito, surtos e interferências eletromagnéticas para garantir o funcionamento dos equipamentos em qualquer situação adversa. Para conhecer toda a linha de luzes de emergência da Segurimax, clique aqui.

 

Compartilhe o conteúdo