Qual é a Importância dos Sprinklers no Combate ao Incêndio?

06/03/2023 | Prevenção | « Voltar

Os primeiros minutos de um incêndio são os mais importantes para evitar que o fogo se alastre e uma das formas mais seguras de garantir o controle das chamas é com o uso de sprinklers. Este equipamento protege os ocupantes de ambientes comerciais e residenciais e ainda evita que o patrimônio seja destruído.


Os sprinklers são considerados um dos mais eficientes sistemas de combate a incêndio em edificações. E funcionam de forma automática, sem necessidade da ação humana, ao contrário de mangueiras, canhões e extintores, entre outros equipamentos. Para entrarem em ação, basta que a temperatura ambiente atinja o limite do equipamento.

No Brasil, a maioria dos sprinklers disponíveis no mercado são acionados quando a temperatura atinge 68°C, mas podem ser encontrados equipamentos para 57°C, 68°C, 79°C, 93°C, 141°C e 182°C. Cada um é facilmente reconhecido por uma cor padrão.


Mas, o que é o sprinkler? 

O sprinkler, também conhecido como chuveiro automático, é um conjunto de pequenos chuveiros hidráulicos ligados a um sistema de bombeamento de água. É composto basicamente pela armadura/corpo, difusor e bulbo. O bico é rosqueado a uma tubulação pressurizada e permanece fechado por uma tampa travada pelo bulbo, que possui uma cápsula com um líquido que se expande à medida que a temperatura do ambiente sobe. Quando atinge a temperatura limite, a cápsula se rompe e a água é liberada, caindo de forma circular. Dependendo do modelo, pode cobrir uma área de até 16 metros quadrados.

 

Quais tipos de sprinklers que existem?

Os sprinklers variam de acordo com os tipos de ocupação e de fixação. No caso das ocupações, elas são classificadas a partir do tipo de risco: leve, ordinário, extraordinário e pesado.

Conheça as diferentes configurações de fixação dos sprinklers:

Sprinkler Pendente: é um dos tipos mais comuns. Nele, o bico do chuveiro automático tem o formato de uma ampola de vidro. É instalado virado para baixo.

Sprinkler Sidewall: é instalado em paredes e ambientes estreitos, como corredores, quartos de hotéis e hospitais.

Sprinkler Upright: é similar ao Sprinkler Pendente, porém é instalado virado para cima.

Ainda existem os modelos Resposta Padrão e Resposta Rápida. Os chuveiros automáticos de Resposta Rápida apresentam, em geral, um desempenho melhor ao serem comparados com o outro.

 

Preciso de um sprinkler?

Atualmente, os estados brasileiros têm legislações próprias para definir quais os equipamentos de segurança contra incêndio necessários. As legislações estaduais são elaboradas com base na Norma Brasileira (NBR 10.897), que estabelece critérios para a classificação de áreas como risco leve, risco ordinário I, risco ordinário II, risco extraordinário I e risco extraordinário II.

Em Santa Catarina, por exemplo, o Corpo de Bombeiros exige o sistema de sprinklers em edifícios residenciais acima de 100m de altura descendente. Em São Paulo e outros estados, não há a exigência de sprinklers para edifícios residenciais.

Em 23 estados, é obrigatório equipar hotéis com sprinklers. Em São Paulo, a instalação do sistema é obrigatória em estabelecimentos com mais de 23 metros de altura. No Rio de Janeiro, são 12 metros.

 

Compartilhe o conteúdo

Tags: sprinkler