Qual a Importância de Possuir Iluminação de Emergência na Indústria?

07/11/2022 | Prevenção | « Voltar

Toda indústria deve se atentar às normas de segurança para garantir a integridade dos funcionários em situações cotidianas ou em casos de imprevistos. Desta forma, a iluminação de emergência nas indústrias deve:

Iluminar o ambiente em casos em que a iluminação está comprometida. Seja no caso de um apagão ou por conta de acidentes no trabalho, como por exemplo, um incêndio.

Iluminar a rota de saída. As luminárias de emergência ficam posicionadas exatamente nas sinalizações, proporcionando a rápida evacuação do ambiente nestes casos.

Facilitar a circulação do socorro no ambiente. Desta forma, a equipe de socorro pode encontrar facilmente os feridos ou os bombeiros podem conter os focos do incêndio com mais facilidade.

Possuir boa intensidade de iluminação garantindo a circulação das pessoas para rápida evacuação e considerando situações em que há fumaça.

Sinalizar o topo de edificações com cinco ou mais andares, evitando acidentes aéreos.

Em caso de falta de energia, as luminárias de emergência devem ter autonomia na ativação, oferecendo pontos de luz estratégicos imediatamente.
Iluminar todo o perímetro de evacuação, sendo que o espaçamento entre elas deve seguir as normas de cada região ou segmento de indústria.

O principal objetivo da iluminação de emergência na indústria é garantir a integridade dos funcionários. Desta forma, é importante que oriente as rotas de fuga, iluminando o percurso e estando de acordo com a sua função, como veremos a seguir.

 

Como devem ser as luminárias de emergência para a indústria?

Ao adquirir luminárias de emergência para a indústria, além de observar se o produto está de acordo com as normas do seu país, é importante que elas tenham características especiais. São fatores que contribuem com a segurança, mesmo em situações de acidentes, como nos incêndios.

Fatores como intensidade (lux), grau de impacto (IK), manutenções e testes são importantes. Veja mais detalhes.

Fixação rígida: as luminárias devem oferecer um suporte rígido, que não se desprendam de forma acidental ou possam ser retiradas facilmente, sem o uso de ferramentas. Além disso, em áreas com riscos de incêndio, elas devem suportar o uso de jatos de água sem desprender.

Intensidade da iluminação (lux): em ambientes planos, a intensidade de iluminação deve ser de ao menos 3 lux. Já para ambientes inclinados ou com obstáculos, a luminária deve apresentar 5 lux ou mais.

Resistentes: em áreas externas, as luminárias devem ser resistentes ao calor e a outras intempéries, dependendo de onde estão posicionadas. Aposte em luminárias para áreas externas, quando for o caso, que são modernas e projetadas para suprir as demandas destas áreas. O IP65 deste modelo garante proteção contra o calor do sol, a chuva e a maresia, indicada para pátios abertos, portos e outros.

Grau de impacto (IK): o grau IK diz respeito aos impactos externos suportados pelas luminárias. Em ambientes com empilhadeiras, essa é uma informação relevante. Quanto mais alto o grau, maior sua proteção, sendo o IK10 o mais alto.

Manutenção e botão de teste: regularmente as luminárias devem ser testadas para garantir a segurança. Para isso, basta pressionar o botão de teste e observar se as luminárias são acionadas. Para os modelos sem botão de teste, remova da tomada e observe se há o acionamento.

 

Tipos de iluminação de emergência.

De acordo com a NBR 10898 há dois tipos de iluminação de emergência: iluminação do ambiente ou aclaramento e iluminação de sinalização ou balizamento.

A primeira (aclaramento), utiliza pontos de luz, conduzindo o caminho para que as pessoas cheguem até a saída, em condições emergenciais. É obrigatória em locais com circulação horizontal de pessoas. Já a iluminação de sinalização direciona a rota e também aponta os obstáculos presentes no caminho.

 

Benefícios de optar por iluminação de maior cobertura.

Na indústria, geralmente os espaços possuem grandes dimensões. Esse detalhe indica que a iluminação de emergência deve se adaptar, de acordo com a quantidade de lux estabelecida pela norma. Ao optar pelas luminárias com maior cobertura, você garante maior perímetro de iluminação, com menos unidades.

Desta forma, é uma maneira de ter um melhor custo-benefício, garantir a segurança e estar de acordo com o que estabelece a norma.

Segurimax é referência mundial na linha de iluminação de emergência, aqui você encontra a solução ideal para qualquer tipo de ambiente, seja residencial ou industrial. Somos reconhecidos pelo maior mix de produtos para iluminação de emergência. Conheça a linha completa da Segurimax.

 

Compartilhe o conteúdo