Detector de Fumaça Autônomo: A Importância de Um Pequeno Aparelho que Pode Salvar Vidas

01/08/2022 | Prevenção | « Voltar

 

A segurança é um item que está sempre entre as prioridades para grande parte das pessoas, mas, você já olhou ao seu redor para entender se, de fato, cuida da sua segurança e da sua família? Quando pensamos em segurança residencial muitos itens vêm à mente: grades, câmeras, fechaduras, telas etc, porém, a segurança contra incêndios nem sempre está na lista.

Um incêndio pode começar de uma maneira muito silenciosa e rapidamente, sem que os moradores percebam, se espalhar pela edificação. E o equipamento que pode ajudar a prevenir danos maiores - inclusive a perda de vidas - é o Detector de Fumaça Autônomo. Diferente dos sistemas complexos utilizados em empresas e instituições, este aparelho é ideal para residências, pois funciona de forma independente, tem custo relativamente baixo e alta eficiência.

Para entender a importância do detector de fumaça é preciso saber algumas questões sobre os seres humanos (isso mesmo!). Quando dormimos, nossa capacidade de sentir os cheiros - ou seja, o olfato - diminui consideravelmente. Algumas pessoas sentem algo muito leve, mas a maioria simplesmente não sente cheiros quando está dormindo. Caso um incêndio aconteça durante a noite, os moradores do local só vão acordar com barulhos como os objetos caindo, por exemplo. Porém, se não acordarem, o risco aumenta, uma vez que a medida que o fogo aumenta vai consumindo o oxigênio do ambiente e a tendência é de que as pessoas entrem em sono profundo e até desmaiem sem sequer perceber o incêndio.

É neste momento que o detector de fumaça mostra sua utilidade: um volume pequeno de fumaça já é o suficiente para fazer disparar o alarme de 90 decibéis - o equivalente a um cortador de grama ou uma furadeira a certa distância - do detector. O nível de ruído é suficiente para despertar os moradores de uma casa a tempo de protegerem as próprias vidas.

Estudos feitos na Europa demonstram que a ocorrência de incêndios em residências é alta: um a cada três minutos. Não há dados certificados no Brasil, mas estima-se que os números são parecidos, pois as origens são variadas: curtos circuitos, velas esquecidas, equipamentos com defeito… Por isso a importância de investir na segurança e na prevenção.

 

Como funciona o Detector de Fumaça Autônomo?

O aparelho é pequeno e de operação bastante simples. Ele pode ser instalado em qualquer cômodo da casa. Uma vez em operação, ele não exige nenhuma manutenção. A bateria é incorporada ao equipamento e dura cerca de 5 anos. As únicas necessidades são a limpeza e um teste simples, que pode ser feito uma vez por mês, para garantir que o equipamento esteja funcionando: basta apertar o botão do aparelho e testar a intensidade sonora: se o alarme soar, tudo certo. Caso o aparelho dispare por algum motivo - que não seja um princípio de incêndio - é só clicar no botão “Reset” e o equipamento reinicia a operação.

Detector de Fumaça Autônomo é um ótimo investimento e o ideal é ter um em cada cômodo da residência - mas se não for possível, pode-se instalar apenas um aparelho em uma área mais central, como a sala ou um corredor.

Entender a importância do Detector de Fumaça Autônomo também é uma forma de se preocupar com a segurança. Operando com eficiência, o equipamento permite que um foco de incêndio seja apagado com um extintor ou, até mesmo, com um balde de água. Apesar de não ser um aparelho tão comum nas casas brasileiras, popular o uso do Detector de Fumaça Autônomo vai garantir que você e sua família possam, literalmente, dormir mais tranquilos, afinal, de nada adianta o seguro pagar o prejuízo, mas ter que carregar o trauma de passar por uma situação de extremo risco e ainda perder memórias, objetos ou a construção de toda uma vida - que poderia ser salvo por um alarme instalado no local certo.

 

Compartilhe o conteúdo