Como Escolher Uma Mangueira de Incêndio Realmente Segura?

mangueira é um item de extrema importância para o combate ao incêndio. Por isso, adquirir este item não é uma tarefa simples e é preciso estar atento a alguns itens de segurança para garantir que o equipamento esteja dentro dos padrões exigidos pelos órgãos governamentais. 

Diferente das mangueiras comuns, o item utilizado em combate a incêndios é confeccionado com materiais mais resistentes, sobrevive à abrasão e aguenta fortes pressões e a qualidade precisa ser maior para resistir ao forte calor. 

 

Quantos tipos de mangueiras existem?

São cincos tipos disponíveis no mercado e a escolha depende do tipo de edificação onde será instalado o equipamento. 

Tipo 1: Para prédios residenciais. 

Tipo 2: Edifícios comerciais e industriais. 

Tipo 3: Destinada à área naval e industrial. 

Tipo 4: Usada em áreas industriais (agricultura, indústrias de petróleo, áreas com maiores temperaturas e relacionadas à química). 

Tipo 5: Também para áreas industriais, mas de outra categoria (indústria pesada, relacionadas ao petróleo, agricultura, descarga de líquidos industriais ou áreas que precisam de materiais mais resistentes ao calor). 

O Corpo de Bombeiros também pode utilizar os tipos de 2 a 5, principalmente o 4, a depender da ocorrência – mas este é um assunto para outro post!

 

Atenção aos detalhes.

Segurimax é referência no mercado de equipamentos de prevenção e combate a incêndios e está presente em 19 países, oferecendo produtos de alta qualidade, que atendem todos os aspectos legais, controlados e monitorados regularmente.

As mangueiras da Segurimax seguem os padrões das normas ABNT e são certificadas com base nestas normas pelo laboratório UL - Underwriters Laboratories Inc.

O laboratório UL é o mais renomado e respeitado laboratório do mundo em sistemas preventivos e de combate a incêndios.

 

Atenção ao prazo de validade.

Esta é uma daquelas questões que sempre levantam dúvidas, o prazo de validade das mangueiras de incêndio, que é de 12 meses, só começa a ser contado a partir da assinatura da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), feita após a instalação do equipamento, conforme determinado pela norma ABNT NBR 12779 (Inspeção, Manutenção e Cuidados).

Isso acontece porque após a produção da mangueira pode ficar algum tempo em estoque até que seja adquirida. Por este motivo, um dos diferenciais das mangueiras da Segurimax é justamente a embalagem, mais robusta e reforçada para oferecer proteção até a instalação do equipamento. 

 

Inspeções e manutenções.

As inspeções de segurança devem ser feitas nas mangueiras a cada 6 meses e a manutenção ocorre a cada 12 meses. A responsabilidade pelas inspeções varia de acordo com os estados brasileiros - em alguns é feita pelo Corpo de Bombeiros; em outros, pela empresa que fez o projeto. 

O objetivo das inspeções é avaliar se a mangueira sofreu algum dano. Caso algo seja identificado, ela seguirá para a manutenção, que irá determinar se é possível fazer reparo ou se é necessária a troca. 

Atenção: sempre que a mangueira for usada deve ser enviada para manutenção, mesmo que esteja dentro do prazo de inspeção. É muito importante avaliar a situação do equipamento após o uso. 

 

Diferenciais Segurimax.

As mangueiras comercializadas pela Segurimax possuem certificação na portaria do INMETRO, garantindo segurança ao consumidor, pois comprova que as mangueiras seguem à risca as normas nacionais aplicáveis, tanto no que tange a qualidade do produto quanto a confiabilidade e estabilidade do processo produtivo.

A certificação é emitida pelo Underwriters Laboratories Inc (UL), uma organização independente, sediada nos Estados Unidos, e especializada no desenvolvimento e aplicação de normas técnicas para aferição de qualidade. Os produtos passam por testes rigorosos para garantir a qualidade e receber o selo internacional. 

Com mais de 125 anos de existência, a UL é acreditada pelo INMETRO para emissão da certificação de mangueiras de incêndio. A empresa é pioneira na ciência da segurança contra incêndio e referência no mercado mais exigente deste segmento, que é o dos Estados Unidos, além de ter presença global.

 

Compartilhe o conteúdo