Como Devo Escolher Uma Luminária de Emergência?

03/02/2023 | Prevenção | « Voltar

É preciso se preparar para possíveis quedas de energia, afinal, ninguém gosta de ficar no escuro ou correr riscos com velas, que não são a solução ideal para esse tipo de situação. Em locais com ampla circulação de pessoas, a iluminação de emergência é um item básico para a segurança. Mas afinal, como devo escolher uma luminária de emergência?

Além de garantir a iluminação do local diante da falta de energia, é fundamental que a luminária de emergência esteja dentro das normas de segurança. Em muitos países, a iluminação de emergência é uma regra obrigatória de segurança para condomínios, edifícios públicos e outros locais com grande circulação de pessoas.

Nós da Segurimax somos especialistas no assunto e estamos no mercado há mais de 30 anos oferecendo soluções em iluminação de emergência. Por isso, estamos aqui para te ajudar a escolher sua luminária de emergência.

 

Como devo escolher uma luminária de emergência?

iluminação de emergência é fundamental para evitar acidentes, seja durante incêndios, quedas de energia ou outras situações de baixa luminosidade. A seguir, veja o que considerar para realizar a escolha.

 

Ambiente interno ou externo?

A primeira questão a ser considerada ao planejar a iluminação de emergência é se o ambiente é interno ou externo. Para os ambientes externos, é ideal que as luminárias apresentem proteção IP adequada para suportar a umidade e a poeira.

Para a sua facilidade, as luminárias de emergência da Segurimax apresentam essa informação nas embalagens. Nelas é possível saber para qual ambiente são recomendadas.

 

Área de cobertura.

O segundo fator é considerar a área de cobertura, que é medida pela quantidade de lúmens. Na Segurimax contamos com modelos de 100 até 3000 lúmens, para ambientes de 25m2 a 600m2.

Ainda, é preciso considerar o fluxo luminoso estabelecido pela norma. No Brasil, ele deve ser de 3 Lux para locais planos e sem obstáculos e de 5 Lux para locais inclinados e com obstáculos.

 

Comercial, industrial ou residencial?

Em seguida, o ambiente no qual as luminárias serão instaladas também é relevante. No caso dos ambientes industriais, é preciso considerar se há o risco de incêndio e optar por modelos resistentes ao fogo.

Também é preciso saber que há diferentes modelos mais recomendados para cada local. Conheça mais detalhes sobre eles:

Blocos autônomos: formados por uma única caixa, são integrados por luminária, bateria, carregador e circuito que identifica a queda de energia. É um dos modelos mais simples, bastante utilizado em edifícios residenciais ou pequenos comércios. Apresenta um ótimo custo-benefício, além de ser o mais fácil de instalar. É considerado por muito especialistas, como um dos sistemas mais seguros, pois diferentemente de um sistema centralizado, uma eventual falha de alguma luminária, não terá nenhum impacto nos demais equipamentos.

Sistema centralizado com baterias recarregáveis: composto por um circuito central de recarga automática, com disjuntores próprios. Detectada a falta de energia, gera tensão na central, repassando o comando para que acendam em até 2 segundos. Requer maior atenção no dimensionamento dos circuitos, haja vista que se deve considerar os efeitos de queda de tensão. 

Sistema centralizado com grupo moto-gerador: similar ao sistema de baterias recarregáveis, mas neste caso, há um gerador que fornece energia para as luminárias. Requer equipamentos complementares como quadros rebaixadores de tensão implicando em mão de obra mais especializada.

 

Formato.

De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas, a luminária de emergência deve ser instalada próxima da indicação de saída, visando iluminar a saída de emergência e direcionando as pessoas em situações emergenciais.

O objetivo é não apenas iluminar o caminho, mas também mostrar onde ficam as saídas. Desta forma, é preciso se atentar ao formato, para que encaixe no espaço determinado. Tenha as medidas com você durante a compra. Que tal um modelo compacto para mais praticidade?

 

Autonomia mínima de energia.

As normas de segurança de diversos países estabelecem que as luminárias devem permanecer funcionando até que todas as pessoas deixem o espaço. Para isso, há um período mínimo de autonomia recomendado pelas normas. No Brasil, de acordo com a ABNT NBR 10898, fica estabelecido a autonomia mínima de 1h, contudo deve-se ficar atendo às legislações locais pois podem exigir tempo de autonomia superior. Outro ponto de atenção é com relação aos pontos específicos, por exemplo hospitais, cujo as autoridades e o projeto podem indicar a necessidade do tempo de funcionamento por tempo prolongado.

 

Custo-benefício: muito além do preço.

Muito além do valor, faça diferentes orçamentos considerando a durabilidade do produto. As luminárias da Segurimax seguem a norma IEC 60598-2-22, além de serem testadas por laboratórios reconhecidos e confiáveis.

 

Facilidade de instalação e suporte.

É possível unir segurança e praticidade. No caso das luminárias da Segurimax, nas próprias embalagens consta um gabarito ensinando a realizar a instalação. Sabemos que muitos clientes deixam de investir neste item fundamental para a segurança por receio, já que acreditam ser difícil de instalar.

Um dos nossos maiores diferenciais é justamente a facilidade na instalação. A Segurimax é comprometida em oferecer produtos de qualidade, mas que também são simples de comprar e instalar. Você não precisa ser um especialista para garantir a iluminação de emergência do seu prédio, comércio ou indústria.

Além disso, essa é uma facilidade a mais no momento da instalação. Em muitos casos, a edificação possui as duas voltagens, então, o modelo bivolt traz praticidade. O modelo bivolt traz uma preocupação a menos, afinal, não é preciso pensar em uma tensão (V) específica ao adquirir. Sem riscos de precisar trocar o aparelho depois por errar a tensão (V).

Todas as luminárias Segurimax são bivolt automáticas, suportando até 240V.

Segurimax é referência mundial na linha de iluminação de emergência, aqui você encontra a solução ideal para qualquer tipo de ambiente, seja residencial ou industrial. Conheça a linha completa da Segurimax clicando aqui!

 

Compartilhe o conteúdo