A Importância da Manutenção Preventiva dos Dispositivos de Combate a Incêndios

16/11/2021 | Prevenção | « Voltar

Você já deve saber como é importante ter equipamentos de combate a incêndios em sua empresa, residência ou condomínio, certo? Mas, você sabe como fazer a manutenção desses equipamentos para poder ter segurança de que eles funcionarão perfeitamente em caso de necessidade?

Investir em equipamentos para prevenir incêndios significa menos perigo das chamas causarem um desastre muitas vezes irreparável. Seja para a vida das pessoas ou para os seus  produtos, maquinário e negócios em geral.

Entretanto, investir milhares de reais na tecnologia mais avançada, e não realizar regularmente a manutenção preventiva, será um prejuízo ainda maior. Afinal de contas, de que vale todo esse equipamento se, na hora do incêndio, ele não funcionar?

Por isso, a manutenção de sistemas contra incêndios é de extrema importância a fim de garantir a segurança dos locais onde os equipamentos estão instalados, evitando falhas em momentos essenciais.

A manutenção de sistemas deve ser feita de maneira periódica e corretiva, de acordo com as especificações de cada produto conforme recomendações do fabricante.


Quem deve fazer a manutenção?

Sobretudo a manutenção corretiva deve ser feita por empresas especializadas. Luciano Anderson Luiz, técnico da Segurimax, explica que “este profissional é devidamente treinado para realizar a atividade com responsabilidade e segurança, detectando possíveis pontos a serem corrigidos e fazendo essas correções de maneira eficiente”. E ainda complementa: “apesar de parecer simples, é necessário ter uma pessoa responsável por monitorar os equipamentos, tendo como primeira atitude comunicar ao instalador o menor problema que houver, para saber o que está acontecendo. Caso seja um defeito, o instalador entrará em contato com o fabricante”.

A manutenção engloba os sistemas de: alarme de incêndio, detecção de fumaça, hidrantes e mangotinhos, chuveiros automáticos (sprinklers), iluminação de emergência, extintores de incêndio, sinalização de emergência, portas corta e fogo e eletroímãs, pressurização de escada de emergência, sistema fixo de gases, entre outros.

Ainda de acordo com Luciano, “quando não se exerce a manutenção, estamos reduzindo a vida útil do dispositivo. Ele também pode não funcionar da forma como deveria. A função do sistema é monitorar o ambiente, porém quando começa a fazer disparos involuntários, fora de uma situação real de perigo, não é mais uma solução, mas torna-se  um problema".

É recomendado que os procedimentos sejam feitos mensalmente, trimestralmente e anualmente, de acordo com as sugestões da norma ABNT NBR 17240. A manutenção preventiva também possibilita economia de recursos, pois evita grandes despesas financeiras decorrentes da manutenção corretiva.

 

Fugir do custo fixo agora pode sair muito mais caro no futuro.

Segurimax oferece cursos gratuitos de treinamento online para orientar como instalar e configurar como fazer uma manutenção. O curso pode ser feito por todos que se interessarem, sem a necessidade de ser profissional da área. Também é possível pedir suporte remoto, com envio de vídeos através do número de WhatsApp 47 9 9180-4589 (apenas para produtos Segurimax). 

Luciano Anderson Luiz

Técnico Segurimax
                        

Compartilhe o conteúdo