Incêndios: Como Prevenir e Evitar Perdas

09/01/2023 | Prevenção | « Voltar

Os incêndios estão entre os tipos de acidentes com maior potencial de gravidade. Tanto no que se refere ao risco à vida quanto à possibilidade de dizimar todo um patrimônio. E eles acontecem todos os dias, nas casas, empresas e comércios.

Na grande maioria das vezes, poderiam ter sido evitados com a adoção de simples medidas preventivas. Hoje, compilamos orientações importantes sobre como prevenir incêndios e evitar perdas decorrentes deles.


Confira!

 

Não reúna muitas ligações elétricas em um mesmo circuito.

 

Grande parte dos incêndios domésticos é consequente de sobrecarga na rede elétrica. Para que isso não aconteça, a recomendação é não ligar muitos aparelhos simultaneamente em uma mesma tomada. Aproveite para observar se existem fios desencapados e, se sim, substituí-los ou isolá-los.

Outra dica: extensões jamais devem ser deixadas debaixo de tapetes ou carpetes. Com o atrito, elas podem se romper e causar um incêndio.

 

Não deixe velas acesas.

 

Uma pequena vela pode parecer inofensiva, mas ela também tem alto potencial de começar um incêndio. Especialmente se estiver próxima de superfícies como cortinas, papéis, tecidos e outros materiais que queimam com facilidade e alastram o fogo com rapidez.

Se você tem aquela gaveta em casa cheia de velas para acender em caso de queda de energia, substitua-a pelas luminárias de emergência Segurimax.

Elas acendem automaticamente em caso de falta de alimentação da rede elétrica, dispensando o uso das velas.

 

Sentiu cheiro de gás? Cuidado!

 

Ao sentir cheiro de gás em um ambiente, pode se tratar de um vazamento. Nessa situação, não acenda ou apague luzes, não acenda fósforos, velas e maçaricos. A melhor solução é acionar o corpo de bombeiros e aguardar a chegada do mesmo fora do local em questão.

 

Cuidado com o ferro de passar.

 

Sempre que terminar de passar as roupas, lembre-se de verificar se o ferro foi desligado e tirado da tomada. Se ele permanecer ligado, pode esquentar excessivamente, provocando um incêndio. Para quem tem um trabalhador doméstico em casa, auxiliando com as tarefas, é fundamental repassar essa orientação.

 

Guarde produtos inflamáveis adequadamente.

 

Produtos inflamáveis e materiais combustíveis jamais podem ser deixados perto do fogão ou ao alcance de crianças. A caixa de fósforos, que é um item bastante utilizado no dia a dia, é frequentemente deixada em lugares acessíveis. No entanto, o item deve ser guardado onde as crianças não tenham acesso.

 

Álcool na limpeza exige moderação.

 

O hábito de usar álcool na limpeza dos ambientes é bastante comum e se intensificou com a pandemia. No entanto, o uso deste, requer cuidados: use esse produto com moderação e jamais acenda fósforos ou velas depois a aplicá-lo.

A prevenção ao incêndio deve ser incorporada em sua rotina, em sua casa e em seu trabalho, sendo constante e interminável.

Temos uma linha completa de produtos de prevenção contra incêndios. Quer conhecê-los melhor? Clique aqui! 

 

Compartilhe o conteúdo