Tempo é Dinheiro

24/08/2021 | « Voltar

As conexões ranhuradas prometem revolucionar os sistemas de conexões hidráulicas.

Os sistemas de acoplamentos e conexões ranhuradas, também conhecidas como conexões tipo grooved, são sistemas que unem as tubulações de ferro, aço carbono ou aço inoxidável através de peças de acoplamento com anéis de vedação, parafusos e porcas.

Diego Vanzuita, gerente comercial da Segurimax, explica que são inúmeras as vantagens em comparação com as conexões de solda ou a rosca.

“Queremos romper aquele paradigma de que executar a instalação hidráulica é muito demorado e complicado. Hoje, além da conexão soldável, o método que domina o mercado é a conexão por rosca. Por isso, nosso objetivo é transformar a tendência em preferência, provando o quão rápida pode ser a execução de uma obra com a utilização das nossas conexões grooved”.

Comprovadamente a adoção desta tecnologia reduz cerca de 60% em mão de obra. Como o serviço equivale cerca de 40% de um orçamento, considerando também que mão de obra é tempo, e tempo é dinheiro, logo o executor que utiliza a tecnologia ranhurada reduz significativamente um orçamento de execução, tornando-o muito mais competitivo.

Além de uma instalação mais fácil, rápida, limpa e moderna, a utilização desta tecnologia permite uma manutenção mais barata devido à agilidade no manuseio, permitindo flexibilidade nas modificações, desmontagem, mudanças e ajustes na instalação.

Outras vantagens consideradas fundamentais que justificam a adoção das conexões ranhuradas é a capacidade de lidar com desalinhamentos, dilatações, distorções, tensões térmicas, vibrações e tremores sísmicos.
O sistema só depende de um par de parafusos, porcas e uma chave inglesa. Locais que precisam refazer conexões e garantir reparos e ajustes devem utilizar bons produtos, por isso este tipo de conexão conta com manutenção e limpeza também muito práticas. Basta a remoção de alguns parafusos para que o instalador consiga expandir, retirar ou limpar o sistema, conforme a necessidade.

Com 50 anos de garantia contra defeito de fabricação, as conexões ranhuradas são amplamente utilizadas no mercado. Elas possuem diversas possibilidades de uso, como redes de proteção contra incêndio, linhas de ar-condicionado, transporte de materiais e tubulações em geral. Além disso, os acoplamentos e conexões ranhuradas são instalados até seis vezes mais rapidamente se comparados com sistemas soldados ou roscados.

Atualmente, o sistema ranhurado da Segurimax contempla os seguintes tipos de acoplamentos e conexões:

Acoplamento rígido: Proporcionam rigidez à tubulação, oferecendo fixação positiva nos pontos de união de tubulação para resistir às cargas de torção e flexão;

Acoplamento flexível: São utilizados em layouts onde existe movimento algular ou axial da tubulação;

Acoplamento de redução: Utilizado para redução direta em uma linha de tubulação descartando a necessidade de uma redução concêntrica e aplicação de mais acoplamentos;

Cotovelos: Utilizados para fazer a desvio na rede de distribuição;

Cruzetas: Indicadas para serem aplicadas em uma variedade de tubos com pressão moderada. Podendo se adaptar com arcos de curva ao longo do tubo;

Flanges: Utilizadas na conversão de conexões ranhuradas em flanges de forma rápida e eficaz;

Reduções: Usadas para conectar tubos de dimensões diferentes;

Tees: Utilizados para efetuar uma derivação na tubulação com ângulo de 90°;

Tampões e terminais: Utilizados no final da linha para finalizar ou realizar uma pausa na instalação interrompendo o fluxo.

Os sistemas de conexões ranhuradas são testados, aprovados e certificados pelos dois principais órgãos acreditadores do cenário mundial, UL (Underwriter 's Laboratories, Inc.) e FM (factory mutual). Estes certificados garantem e confiabilidade comprovada, atendendo os critérios mais exigentes regidos pelas normas nacionais e internacionais.

Contudo, a palavra de ordem na Segurimax sempre será “Salvar Vidas e Proteger Patrimônios”. Quando falamos em salvar vidas, o tempo é e sempre será o fator determinante, pois quanto mais rápidos formos alertados da existência de um incêndio, abandonaremos o local com velocidade e segurança. Com um sistema hidráulico de qualidade, bem planejado e projetado, interviremos ao princípio de incêndio com mais eficácia.

Mas, o tempo neste contexto tem outro sentido, e um sentido muito promissor, que proporciona maior competitividade para este mercado. Isso porque a relação custo-benefício das conexões ranhuradas, comparando às soluções disponíveis atualmente, é muito superior na redução do tempo de execução de obras.

Portanto, nunca foi tão importante analisar e eleger por completo as soluções apresentadas pelas empresas especializadas, considerando sempre os produtos e a velocidade da execução.

 

Diego Vanzuitaz

Gerente Comercial Segurimax

Compartilhe o conteúdo