Alarme de Incêndio: Custo ou Investimento?

16/03/2022 | Prevenção | « Voltar

Você sabe qual a diferença entre um princípio de incêndio e um incêndio? O princípio de incêndio é quando ainda é possível controlar o fogo sem ajuda de profissionais como os bombeiros, já o incêndio é quando o fogo perdeu o controle e já não é mais possível controlá-lo sem ajuda de profissionais. Um incêndio é uma ocorrência de fogo não controlado em local não desejado, que pode ser extremamente perigoso para as estruturas físicas de uma empresa ou residência e para as pessoas.

Um incêndio pode gerar perdas econômicas, sendo de forma direta, afetando elementos construtivos e os materiais contidos no edifício ou perdas indiretas, como atrasos ou paralisação da produção desenvolvida na edificação. Na maioria das vezes, não afeta só o local incendiado, mas também o seu entorno. Sem falar nas perdas sociais, como lesões físicas e cicatrizes irremediáveis, fechamento de empresas, contaminação ambiental, sentimento de insegurança, além de perda de patrimônios históricos e artísticos.

Para que esse tipo de problema seja evitado ou amenizado existem mecanismos que podem dificultar o descontrole do princípio de incêndio. São mecanismos que alertam com maior velocidade o foco do problema, facilitando então na extinção do incêndio e, se necessário, na fuga dos usuários do edifício. Com a ocorrência controlada de forma mais ágil é possível também evitar uma ruína parcial ou total da edificação e a interferência do corpo de bombeiros, facilitando as operações de combate e resgate.

Jefferson Luiz Nicoletti, Engenheiro de Aplicação da Segurimax explica que “uma das principais finalidades do alarme de incêndio é a preservação das vidas localizadas no ambiente sinistrado, pois é por meio deste sistema que as pessoas são alertadas, para deixar o imóvel, assim que o alarme é acionado”. E ressalta que “qualquer equipamento de prevenção de incêndio, seja ele obrigatório por normas ou não, se tem a intenção de preservar patrimônios, empregos e mais importante ainda, vidas, nunca será um gasto, é um investimento para que as empresas possam trabalhar sem medo de ter que interromper produções e perder funcionários”.

 

O Alarme de Incêndio.

Os sistemas de detecção e alarme de incêndio mais comuns e mais utilizados no Brasil são do tipo Convencional e do tipo Endereçável. Os alarmes de incêndio atuam com mecanismos que ajudam na identificação dos focos de incêndio para um combate mais ágil e eficiente.

sistema de detecção convencional é composto por um ou mais circuitos de detecção. Cada circuito de detecção deve fazer a proteção de uma determinada zona ou área protegida. Em geral, o sistema é composto por uma central, detectores, acionadores e sirenes, cada um cobrindo uma determinada zona. Quando atuado um dispositivo de detecção, a central identifica somente a área protegida pelo circuito de detecção onde o dispositivo está instalado, mas não possibilitará a identificação do ponto exato em que ocorreu o sinistro. Desta forma, uma zona ou setor não deve abranger grandes áreas para não dificultar a localização do ponto em alarme. A central convencional é indicada para obras de pequeno porte.

As centrais convencionais da Segurimax possuem capacidade de monitorar de 6 a 24 setores/zonas, dependendo da versão. Cada setor suporta até 20 dispositivos.

Já o sistema de detecção Endereçável permite que os detectores de incêndio e acionadores manuais sejam identificados individualmente, possibilitando a localização mais rápida e exata do evento.

As centrais Endereçáveis da Segurimax possibilitam supervisionar de maneira inteligente e alertar com agilidade e confiabilidade a presença de um princípio de incêndio na instalação.

As nossas centrais, são fornecidas nas linhas Compact e Smart. A linha Compact pode monitorar até 80 dispositivos de detecção. A linha Smart é fornecida em duas versões, que podem monitorar até 125 ou 250 dispositivos.

Elas são ideais para as instalações de médio porte com diversas zonas de detecção e alarme. A operação e a configuração da central são moderadas por níveis de acesso com senhas, o que garante a confiabilidade do sistema de detecção e alarme de incêndio, evitando que pessoas sem treinamento interfiram no funcionamento da central.

De forma simplificada, em geral, o sistema de detecção e alarme de incêndio é exigido por lei em ambientes com área superior a 750m² (conforme NBR 17240).

Nicoletti ainda lembra que as normas foram feitas para resolver algum problema que sem elas não estava funcionando corretamente, por isso, um projeto de prevenção e combate a incêndio (PPCI), não pode ser negligenciando, deixando para ser feito depois ou sendo realizado pela metade, a sua vida, da sua empresa e dos seus funcionários não tem preço”

 

Projetistas/Engenheiros.

Segurimax possui em seu site, um rico material para auxiliar nos memoriais descritivos e montagem dos projetos, que contempla as seguintes informações: desenhos com dimensões, vistas de fixação e perfuração, possibilidades de infraestrutura, diagramas de ligação e descritivos para memoriais.

 

Jefferson Luiz Nicoletti

Engenheiro de Aplicação
Segurimax 
                        

Compartilhe o conteúdo